quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Infância, resgatando brincadeiras tradicionais

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Neste outubro-mês das crianças foi proposto aos alunos do 5°ano um trabalho de resgate a brincadeiras tradicionais.

Primeiramente os alunos tiveram o dever de realizar duas entrevistas sobre como era o brincar antigamente, por quanto tempo brincavam e quais brinquedos e brincadeiras preferidas. Cada estudante teve a tarefa de entrevistar um de seus responsáveis e um avô ou avó. Na seguinte aula realizamos roda de conversa para refletir sobre os dados obtidos nas entrevistas.

Para iniciar as brincadeiras e aliado ao conteúdo da história resgatamos a brincadeira escravos de Jó. Os alunos gostaram bastante e ficaram bastante envolvidos para aprender e praticar a brincadeira.

As brincadeiras que apareceram nas entrevistas que se destacaram foram: Jogo de bolinha de gude e Cinco Marias. Então foi a hora de pesquisar em casa e na internet sobre essas brincadeiras. Metade da turma pesquisou sobre jogo de bolinha de gude e a outra metade sobre Cinco Marias. No dia seguinte teriam que ensinar os colegas como que se brincava e ai foi só divertimento.

Nesse tempo de muito acesso a mídias se faz necessário também um olhar a um tempo não muito distante, um tempo em que crianças dedicavam mais de seu tempo para o brincar. É indispensável proporcionar e garantir que as crianças tenham uma infância divertida, rica em memórias e experiências significativas que contribuem para um desenvolvimento mais saudável e também de forma prazerosa.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infância, resgatando brincadeiras tradicionais

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Neste outubro-mês das crianças foi proposto aos alunos do 5°ano um t...