quarta-feira, 9 de março de 2022

A origem do dia 08 de março

AUTORA
Professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira, 5º ano A

Ontem, no "Dia Internacional da Mulher", os alunos do 5° ano A, da Escola Rural Municipal de Avencal, estudaram sobre o surgimento da data, data esta que é muito especial, mas que também é reflexiva. O estudo ocorreu através de leitura e interpretação de texto informativo, vídeos e pesquisas.

No dia 8 de março de 1857, cerca de 129 mulheres morreram carbonizados dentro da fábrica em que trabalhavam, pelo fato de reivindicarem melhores condições de trabalho e também direitos iguais aos dos homens. O dono da fábrica, não gostando da atitude das mulheres em protestar, ateou fogo na fábrica. Desde então, a luta das mulheres por igualdade de direitos não parou mais e muitas conquistas foram sendo reveladas no decorrer da história do Brasil.

E como forma de reconhecimento, os alunos receberam a importante missão de realizar uma pesquisa sobre algumas das mulheres que marcaram a história com suas lutas, depois apresentaram em sala para os colegas, registraram em papel e montamos de forma coletiva uma linha do tempo. Em seguida, foi momento de homenagear as mulheres que amamos!!! As crianças confeccionaram um cartão, seguindo as orientações da professora, logo, fizeram registros com palavras carinhosas para expor o amor por essa mulher que é "mãe, tia, avó, irmã...".

Foi possível observar a surpresa dos alunos ao compreenderem sobre o surgimento da data, mostraram-se comovidos e levantaram críticas acerca das atitudes que eram tomadas com relação aos direitos e deveres das mulheres, gerando um debate construtivo.

Ontem então, foi o dia todinho dedicado à você mulher, que é sonhadora, forte, guerreira, amorosa, dedicada e muito especial! E para fechar, os alunos mandaram selfs com suas mães ao entregarem os cartões.

Vídeo da linha do tempo: "Conquista das Mulheres"

Maria Vitória Silla Fogaça


Maria Vitória Oliveira

João Diego de Oliveira Carneiro

Joabe Augusto Rodrigues Garriga

Luiz Eduardo Speth

Pedro Henrique dos Santos

Jamili Aparecida Biaco

Lorena Guerlinger

João Vitor Ferreira Galvão

João Victor Adriano da Rocha

Maria Vitória Oliveira

Luiz Eduardo Speth

João Victor Adriano da Rocha

João Vitor Ferreira Galvão

Lorena Guerlinger

Jamili Aparecida Biaco

Pedro Henrique dos Santos

4 comentários:

  1. Parabéns professora Viviane e alunos do 5°ano pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora estimular a aprendizagem com fatos históricos que levam os alunos refletirem os acontecimentos, é de grande importância, garante a formação intelectual e crítica das crianças. 👏👏👏

    ResponderExcluir

Infância, resgatando brincadeiras tradicionais

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Neste outubro-mês das crianças foi proposto aos alunos do 5°ano um t...