terça-feira, 28 de junho de 2022

 Os três poderes

A turma do 4° ano A, da Escola Rural Municipal de Avencal, da Professora Michele Denck, durante este 2° trimestre, na disciplina de Geografia, estudaram sobre os três poderes (Legislativo, Judiciário e executivo).

Para este estudo os alunos assistiram as aulas disponíveis pelo Projeto Vamos Ler, através dos vídeos, Vereador: conheça as funções, como são eleitos e o que cobrar, e Prefeito: conheça suas obrigações e como funciona o cargo de gestor. Após os estudantes realizaram estudos direcionados sobre os três poderes, como são eleitos estes cargos em nosso país, nosso sistema de eleição (democracia).

Para finalizar este estudo os alunos visitaram a Câmara de Vereadores da cidade, onde foram recepcionados pela Vereadora Caroline Emanuelly Dalazoana e pelo Diretor Alexsandro Devita. Na Câmara os discentes fizeram perguntas e sanaram dúvidas com a vereadora. Eles conheceram todos os espaços da Câmara e os trabalhos que são realizados em cada compartimento.

Os estudantes, junto as Professoras e coordenadora Denise Correia visitaram também o poder executivo, representado pela figura do Prefeito, Douglas Modesto. A Secretária do gabinete, Danieli Costa, apresentou o espaço da Prefeitura aos alunos, explicando qual a função de cada compartimento ou secretarias. A turma do 4° ano A também levou uma carta produzida por cada estudante com tema “Se eu fosse Prefeito o que eu faria”.

É fundamental que os estudantes se preparem para exercer o direito ao voto e conhecer a importância de cada poder. Eles têm de conhecer o sistema político do país para que possam ajudar a construí-lo nas eleições. Cabe a nós professores, convidá-los a refletir sobre como as escolhas individuais no processo eleitoral repercutem na vivência coletiva e colocá-los como protagonistas do futuro do nosso país.

A equipe da Escola agradece a acolhida nos dois respectivos lugares, pois veio completar o conteúdo abordado durante este trimestre.

Autora: Professora Michele Denck 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENGUE assunto urgente, responsabilidade de todos nós!

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Tendo em vista a importância do tema e de tomadas de iniciativas pro...