segunda-feira, 24 de junho de 2024

NÃO AO TRABALHO INFANTIL!

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Ao dia 28 de maio os alunos do 4° e 5°ano fizeram uma visita ao Fórum da cidade, a convite da juíza. Chegando lá foi muito legal, entre os alunos de nossa escola de Avencal também estavam alunos da mesma faixa etária de outras escolas do município, sendo assim uma ação de nível municipal e com envolvimento do MPT (MINISTÉRIO PUBLICO DO TRABALHO), fomos muito bem recepcionados e com muita organização.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as dependências do Forúm, com auxílio de uma das funcionárias que trabalha lá; ao mesmo tempo puderam também fazer questionamentos. Após realizar o passeio para conhecer o Fórum os alunos puderam assistir uma palestra ministrada pela juíza que foi esclarecedora e interativa, a qual teve vários tópicos sobre ECA enfatizando sobre os direitos e deveres das crianças e sobre o que é e o que caracteriza o trabalho infantil.

Em outro momento já na escola pudemos conversar sobre os ensinamentos e reforçar os saberes assistindo alguns vídeos do MPT no youtube sobre trabalho infantil. Também em sala a professora trabalhou alguns textos informativos sobre o tema. Após essas atividades os alunos produziram cartazes e foi proposto para que elaborassem uma poesia. Toda essa vivência desde o passeio e as outras abordagens contribuíram para que os alunos pudessem expor no papel suas aprendizagens e reflexões sobre o tema abordado.

No dia 12 de junho é comemorado o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil e então os discentes do 4º e 5ºano tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação para toda equipe escolar demostrando o que aprenderam com todo desenvolvimento das atividades. Certo é que houve um rico e importante aprendizado acrescentado na vida de todos os alunos.












































quinta-feira, 6 de junho de 2024

Não ao Bullying e mais Empatia

Professora Ayna Taques, 4º ano. Escola Rural Municipal de Avencal

O Objetivo da aula era compreender o que é bullying, identificar os vários tipos de bullying, aprender sobre as consequências e estratégias para combater o bullying na escola.

A professora iniciou perguntando aos alunos o que eles entendiam sobre o Bullying. Cada discente deu sua opinião sobre o assunto. Após a docente explicou que o bullying é uma prática de violência física ou psicológica, repetitiva e intencional. Esse tipo de violência pode ser direcionado a uma pessoa ou grupo, causando dor e sofrimento.

Foi falado também sobre os tipos de bullying que são:

Físicos: agressões como empurrões, socos, chutes, roubos ou destruir pertences;

Verbal: apelidos, xingamentos, insultos e etc;

Social: espalhar rumores, ignorar a presença de alguém, exclusão de atividades entre outros;

Cyberbullying: uso da internet para humilhar ou ameaçar alguém, através de redes sociais, mensagens ou e-mails.

Depois da roda de conversa os alunos assistiram um vídeo sobre o assunto e elaboramos um cartaz com imagens de combate ao bullying. Ainda conversando sobre as atitudes que deveríamos ter com todos a nossa volta surgiu a palavra EMPATIA. Foi empolgante e emocionante ter visto um sentimento tão bonito e significativo ter tomado a cena nesta aula, e aproveitando a empolgação dos alunos a docente passou o vídeo do Projeto Vamos Ler - Geração Digital e a Continental que abordam no quarto episódio da série especial o tema sobre empatia https://youtu.be/1d8PN_XcXAw.

Para encerrar a aula a docente propôs que fosse feito uma amigo secreto “simbólico” e quando cada aluno revelasse o seu amigo iria falar sobre uma qualidade e o que mais gostava dele. A dinâmica foi muito produtiva e revelou vários sentimentos que uniram ainda mais a turma.













O Descobrimento do Brasil e a Chegada dos Imigrantes

Professora Ayna Taques, 4º ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Nesta semana, os alunos do 4º ano tiveram uma aula especial sobre o desco...