quinta-feira, 6 de junho de 2024

Não ao Bullying e mais Empatia

Professora Ayna Taques, 4º ano. Escola Rural Municipal de Avencal

O Objetivo da aula era compreender o que é bullying, identificar os vários tipos de bullying, aprender sobre as consequências e estratégias para combater o bullying na escola.

A professora iniciou perguntando aos alunos o que eles entendiam sobre o Bullying. Cada discente deu sua opinião sobre o assunto. Após a docente explicou que o bullying é uma prática de violência física ou psicológica, repetitiva e intencional. Esse tipo de violência pode ser direcionado a uma pessoa ou grupo, causando dor e sofrimento.

Foi falado também sobre os tipos de bullying que são:

Físicos: agressões como empurrões, socos, chutes, roubos ou destruir pertences;

Verbal: apelidos, xingamentos, insultos e etc;

Social: espalhar rumores, ignorar a presença de alguém, exclusão de atividades entre outros;

Cyberbullying: uso da internet para humilhar ou ameaçar alguém, através de redes sociais, mensagens ou e-mails.

Depois da roda de conversa os alunos assistiram um vídeo sobre o assunto e elaboramos um cartaz com imagens de combate ao bullying. Ainda conversando sobre as atitudes que deveríamos ter com todos a nossa volta surgiu a palavra EMPATIA. Foi empolgante e emocionante ter visto um sentimento tão bonito e significativo ter tomado a cena nesta aula, e aproveitando a empolgação dos alunos a docente passou o vídeo do Projeto Vamos Ler - Geração Digital e a Continental que abordam no quarto episódio da série especial o tema sobre empatia https://youtu.be/1d8PN_XcXAw.

Para encerrar a aula a docente propôs que fosse feito uma amigo secreto “simbólico” e quando cada aluno revelasse o seu amigo iria falar sobre uma qualidade e o que mais gostava dele. A dinâmica foi muito produtiva e revelou vários sentimentos que uniram ainda mais a turma.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infância, resgatando brincadeiras tradicionais

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Neste outubro-mês das crianças foi proposto aos alunos do 5°ano um t...