quarta-feira, 12 de maio de 2021

ALUNOS DO 5º ANO FAZEM APRESENTAÇÃO SOBRE AS PRIMEIRAS CIDADES DO PARANÁ

 AUTORA
Professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira, 5º ano   

            Os alunos do 5º ano da Escola Rural Municipal de Avencal, realizaram um trabalho de pesquisa sobre as primeiras cidades do estado do Paraná. Estudar a história dos antepassados, como ocorreu a formação das primeiras civilizações e também a miscigenação de culturas, é imprescindível para compreendermos o nosso próprio modo de vida.

O trabalho com o tema “As primeiras civilizações”, ocorreu durante o primeiro bimestre, através de aulas gravadas e reuniões no Google Meet, abordando conteúdos como: a história antes da escrita, quando os seres humanos ainda estavam desenvolvendo técnicas de agricultura e se tornando sedentários; as primeiras civilizações; primeiros habitantes do estado, etnias e população do Paraná.

A partir de todo o conteúdo desenvolvido durante as aulas de História, os alunos tiveram a missão de fazer um trabalho, através de pesquisa, sobre as primeiras cidades fundadas no nosso estado, para isso, as crianças utilizaram como ferramenta de pesquisa a internet para fazer a parte escrita, na sequência, colocar a criatividade em ação e apresentar aos colegas o resultado de suas pesquisas através de vídeo. Os alunos foram longe com a criatividade, editando vídeos, adicionando imagens para representar as cidades, trazendo alguns pontos turísticos e até curiosidades, além de informações sobre o ano de fundação e números de habitantes.

Os pequenos historiadores trouxeram, cada um com seu jeitinho, um pouco sobre a história do Paraná. Vale aqui ressaltar, a importância do estímulo à realização de pesquisas para o desenvolvimento da autonomia, também ao uso das ferramentas que a própria tecnologia proporciona. O resultado foi maravilhoso.  😀   

Aluna Maria Emanuely Soares

Aluno Renan de Oliveira

                                                          Aluno Lucas Neves Carvalho

                                                Aluno Marcos Henrique Fagundes

                                              Aluno Karlos Weliton Camargo dos Santos.

Aluna Poliana Santos Oliveira

                                                Aluno Ryan Michel Ribeiro de Carvalho

                                                          Aluna Mirella Aparecida Diniz

Aluna Emilly Layla Aparecida Galvão

                                                   Aluna Brenda Aparecida de Oliveira


                                                







Um comentário:

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...