segunda-feira, 13 de setembro de 2021

MINHA ESCOLA É SUSTENTÁVEL

 

         Autora: Professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira

 

O 5º ano, juntamente com a turma do 4º ano da Escola Rural Municipal de Avencal, se envolveram em uma mobilização em favor da preservação do meio ambiente. No decorrer das aulas, em uma abordagem conjunta com os conteúdos propostos pela BNCC, resolvemos unir as ferramentas que o momento nos proporcionava como o Projeto Campo Limpo e também o Projeto Vamos Ler - Geração Digital, que abordam questões ambientais e assim, demos vida a um novo Projeto chamado “Minha Escola é Sustentável”, em parceria com a Fábrica de Papéis e Embalagens Santa Clara, localizada na cidade vizinha de Ivaí. O objetivo era dar um destino adequado aos papéis que seriam descartados no lixo, coletando reciclados e trocando por bobina branca e cartolina.

              Primeiramente, para que pudéssemos desenvolver com clareza esse novo projeto, os alunos compreenderam durante as aulas ministradas de forma híbrida, a importância de conservarmos a natureza utilizando os 3 Rs principais: reduzir, reutilizar e reciclar, e que destinando corretamente os resíduos sólidos, podemos prolongar a vida do nosso planeta. Para o entendimento sobre a economia circular, foi que “Minha Escola é Sustentável” entraria em ação, assim, poderíamos demonstrar de forma concreta aos alunos como esse círculo pode contribuir e muito para a preservação da natureza, além de estar diminuindo a extração da matéria-prima. Foi muito discutida em sala de aula a frase “cuidar das futuras gerações”, mas o que realmente significa? Para isso, fizemos pesquisas sobre o tempo que alguns materiais levariam para se decompor na natureza, inclusive os papéis. Os alunos ficavam impressionados! Não imaginavam que alguns objetos levavam tanto tempo. Analisando os dados obtidos pelas pesquisas, perceberam que se tratavam das “suas” futuras gerações, ou seja, seus netos, bisnetos, tataranetos...

              As crianças entraram nessa mobilização e conseguimos ao final juntar uma quantidade significativa de papéis recicláveis para a troca, onde toda a escola se uniu e todos contribuíram para a ação. Devido a pandemia, os alunos não podiam visitar a fábrica, então, a diretora Jéssica e as professoras do 4º e 5º ano se deslocaram para levar a primeira remessa dos resíduos sólidos e também conhecer o ambiente. Fomos muito bem recebidas, além da hospitalidade, o local contava com uma paisagem linda!

              Como o momento não permitia que levássemos os alunos para conhecer a Santa Clara, a mesma veio até nossa escola. A gerente de recursos humanos, Elis Karina Somer, se disponibilizou a estar realizando uma chamada de vídeo através do Google Meet para estar apresentando aos alunos do 4º e 5º ano a fábrica e seu funcionamento. Os alunos adoraram! Foi uma conversa muito produtiva. Ainda, em nome da fábrica, Elis mandou de lembrança aos alunos uma muda de arvoredo.

              Além dos projetos, os alunos realizaram atividades que envolviam o tema. Uma das atividades, consistia em as crianças reutilizarem resíduos sólidos para confeccionarem um brinquedo ou um objeto em casa. Depois, gravar um vídeo explicando o que produziram e falando um pouco sobre a preservação ambiental. O resultado da atividade foi muito interessante, os alunos demonstraram muita criatividade e também conhecimento sobre o assunto.

              Não é fácil diminuirmos o consumo de produtos e também de acreditar que tudo que descartamos (resíduos sólidos) têm o destino adequado, mas é imprescindível transmitirmos esse conhecimento, que também se configura como uma prática cidadã positiva que irá impactar futuramente.


Aluna Brenda Aparecida de Oliveira

Aluna Emilly Layla Aparecida Galvão

Aluno Lucas Neves Carvalho

Aluno Marcos Henrique Fagundes

Aluna Maria Emanuely Soares Orloski

Aluna Mirella Aparecida Diniz

Aluna Poliana Santos Oliveira

Aluno Renan de Oliveira

Aluno Ryan Michel Ribeiro de Carvalho

Visita à Fábrica de Papéis e Embalagens Santa Clara
Professoras Micheli e Viviane, diretora Jéssica e a gerente de recursos humanos Elis




Iniciando as arrecadações. 
Aluna Emanuely do 3º ano e aluno Ryan do 5º ano

Espaço organizado para o recolhimento dos papéis

Aluno Luan do 4º ano também contribuindo com o meio ambiente


Professora Flávia do 2º ano, colaborando com a natureza 

Aluna Maria Emanuely Soares Orloski

Aluno Karlos Weliton Carmargo dos Santos

Aluna Brenda Aparecida de Oliveira
Chamada de vídeo com a gerente de recursos humanos Elis Karina Somer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...