terça-feira, 16 de abril de 2024

DENGUE assunto urgente, responsabilidade de todos nós!

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Tendo em vista a importância do tema e de tomadas de iniciativas proativas, a turma de 5° ano da professora Fernanda da Escola Rural de Avencal de Ipiranga no primeiro momento buscou informações de diversas formas: assistindo a primeira vídeo aula do Vamos ler em 2024 com o título: “Dengue: Vamos Ler traz a importância do combate à doença” neste vídeo os alunos puderam ver sobre os sintomas da doença, dados da dengue no Brasil, vacinação contra dengue, atitudes de combate e prevenção e identificação do mosquito transmissor da doença.(primeiras fotos=alunos assistindo)Também foi realizado como tarefa de casa uma atividade de entrevista a um vizinho ou familiar identificando o que se sabe sobre esta doença e em sala de aula leitura de textos informativos.

O segundo momento foi de planejar uma ação que atingisse de modo eficaz a comunidade escolar. Então a professora propôs a turma que fosse feito a elaboração de um panfleto de conscientização com atitudes de combate à dengue. O trabalho foi desenvolvido em duplas para pensarem em uma frase de efeito e em 3 ou 4 ações contra a dengue, onde os alunos tinham que desenha-las. Para um maior incentivo e empenho dos alunos se intentou um mini concurso interno na turma para premiação de 1° e 2° lugar do panfleto mais bonito e melhor elaborado. O primeiro lugar sendo merecedor de ser reproduzido para ação de panfletagem a ser concluída no próximo momento. fotos=alunos fazendo o folder A escolha de primeiro e segundo lugar do panfleto teve a participação de todo corpo docente da escola, sendo feita por meio de votação. Foi um desafio para os alunos, a turma se empolgou e obtivemos resultados muito bons em que todos se esforçaram. fotos=das profes. + foto do panfleto eleito

O momento final e de culminância de nosso trabalho foi a partir do panfleto pronto e reproduzido, a hora de agir em meio a comunidade escolar em ato de campanha ao combate a dengue. Toda escola foi envolvida, desde as turmas do 2°, 3° e 4° ano, eles realizaram atividades relacionadas a dengue. Nossa turma de 5° ano juntou-se as outras e com as professoras Gicelia, Viviane, Ayna, coordenadora Jéssica, estagiária Larissa e diretora Flávia, todos reunidos em passeata e mobilizados pela causa: Faça sua parte! Dengue aqui não!!! Além desta passeata também foi feito uma caminhada na cidade onde alguns alunos puderam estar entregando os panfletos em alguns comércios. fotos=alunos saída na comunidade e na cidade.

Foi uma importante oportunidade e rica vivência, tornando-se inesquecível aos alunos e a história de nossa escola; como também de contribuição com a sociedade mostrando que o que podemos fazer começa em nós e em nosso entorno.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...