quarta-feira, 3 de abril de 2024

Dia da Escola

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Está aula tem como objetivo levar ao conhecimento dos discentes que a escola não deve ser vista como um lugar onde é obrigatório pelos pais e a própria lei fazerem que cada criança frequente! A intenção da professora era mostrar a cada aluno como a escola é importante para vida e como é prazeroso poderem aprender e obter conhecimentos novos a cada dia e assim levarem aos seus lares contando aos familiares como foi cada dia na escola.

Para iniciar foi passado slides que contavam sobre a história da nossa escola ( material elaborado pela coordenadora), os alunos ficaram bem curiosos e admirados enquanto a docente ia passando os slides e lendo. Eles viram que a escola atual deles começou a existir em uma casa ( moradia normal) onde foi separado uma sala para que as crianças pudessem estudar ali, e naquele tempo eram aulas multisereadas de “1ª a 4ª série na época “ , os discentes tiveram acesso a fotos as quais puderam observar como eram as antigas carteiras e ambiente escolar, também tiveram conhecimento que no começo a própria professora era quem preparava os lanches dos alunos. No material apresentado também havia informações como o primeiro nome que a escola recebeu, quando teve realmente um espaço a escola inicialmente era de madeira, viram também que professoras e funcionários que aquela época eram alunos ali e alguns estão até hoje trabalhando em nossa escola. Os discentes ficaram empolgados em ver que o nome atual da escola “ Avencal” foi dado porque ali na região predominava uma plantinha cujo o nome é avenca, nessa hora os alunos tiveram a ideia de plantar a avenca em um vaso bonito para decorar a entrada de nossa escola. A docente levou ao conhecimento da coordenadora Jéssica a vontade dos alunos e a mesma contou a professora que essa plantinha já existia na escola e que estava meio escondida porém teria gostado da ideia e iria colocar o vaso na entrada de nossa escola novamente para cultivar nossa história!

Após os alunos verem os slides a docente fez perguntas sobre se eles achavam que a escola é importante na vida de toda criança e adolescente e qual era a visão que eles teriam agora sobre a escola e estudar!

A professora relatou ainda aos alunos que eles observassem de como a escola é um ambiente prazeroso pois os estudantes participam de diferentes atividades, como aulas, intervalos, lanches, atividades lúdicas e ainda convivem com bastantes colegas. A docente explanou ainda que cada dia a escola traz novas lições e interações sociais contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos como cidadãos adultos no futuro.

Para o encerramento do conteúdo a docente incentivou os alunos em elaborarem um cartão para cada funcionário e corpo docente da nossa escola a fim de mostrar o quanto são especiais na construção da vida do educandos como um todo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...