terça-feira, 20 de agosto de 2024

A origem da Festa Junina

Professora Ayna Taques, 4º ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Os alunos do 4º ano aprenderam sobre a tradicional Festa Junina, uma celebração importante da cultura brasileira. A professora iniciou a aula explicando a origem da festa, que tem suas raízes nas festas de São João, comemoradas em várias partes do mundo, mas que no Brasil adquiriram características próprias, misturando influências indígenas, africanas e europeias.

Os alunos descobriram que a Festa Junina é celebrada no mês de junho em homenagem a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Durante a aula, foram apresentados os elementos típicos dessa festa, como as danças (quadrilha), as comidas típicas (milho, pipoca, pamonha, canjica, etc.), e as brincadeiras tradicionais (pescaria, corrida de saco e outras.).

Após a interação com os discentes foi colocado um vídeo do projeto vamos ler sobre o tema https://youtube.com/watch?v=t2Yrbwczoh0&feature=shared , o que ampliou e enriqueceu ainda mais o conteúdo.

Para tornar a aula mais interativa, a professora organizou uma atividade em 3D onde os alunos puderam demostrar descrevendo e desenhando os conhecimentos adquiridos e ainda tiveram a oportunidade de fazer um desenho de uma Festa Junina típica.

A aula foi muito proveitosa, além de aprenderem sobre a cultura brasileira, os alunos puderam vivenciar e participar das tradições, pois na nossa escola sempre é comemorada esta festa tradicional onde todas as turmas são envolvidas. Cada docente junto com seus alunos escolhem e ensaiam uma dança típica e na data escolhida fazem uma grande festa. Toda a comunidade escolar é convidada a participar, degustar as comidas típicas e assistir as danças apresentadas pelas crianças! Tudo isso é o que aprimora o entendimento e o respeito pela diversidade cultural do país.
































segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Frações na prática!

Professora Fernanda Correia, 5°ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Tendo vista o conteúdo de frações como complexo para os alunos, vemos a necessidade da parte pedagógica abordar com vivencias práticas, trabalhando no concreto e de forma a valer-se também da ludicidade e situações problemas a partir de uma realidade próxima.

Anteriormente já tínhamos iniciado sobre frações produzindo uma receita de bolo em sala. Neste dia os alunos gostaram muito da aula.

Neste segundo momento os procedimentos foram parecidos: vivenciar e registrar. Foi necessário aprofundar e ampliar as aprendizagens, então a proposta para a turma do 5°ano foi de dividir 3 barras de chocolate de forma igual entre todos os alunos; ao mesmo tempo fomos realizando registro no caderno. Com esta vivencia os alunos puderam perceber melhor os conceitos e representações que envolviam números mistos e fração imprópria. Após a deliciosa prática de dividir o chocolate e degustar, ficou mais fácil compreender as demandas de realizar exercícios e também consolidar a aprendizagem das especificidades sobre o conteúdo trabalhado.






quarta-feira, 7 de agosto de 2024

O solo

Professora Ayna Taques, 4º ano. Escola Rural Municipal de Avencal.

Aproveitando o tema: Cuidando do Solo que faz parte do nosso 2º trimestre, a professora iniciou uma roda de conversa perguntando aos alunos o que eles sabiam sobre o solo, para que servia, e se tinha alguma importância para o planeta e para a vida! Os discentes ficaram empolgados explanando tudo que era de conhecimento deles sobre o assunto. Após, perguntei aos alunos se eles sabem o que é solo e onde o encontramos. A docente explicou que o solo é a camada de terra que cobre a superfície do planeta e é essencial para o crescimento das plantas, que existem alguns tipos de solo como: rico em humo, argiloso e arenoso, cada um com suas características e contribuições para a natureza.

Após a roda de conversa os discentes assistiram a videoaula geração digital do projeto vamos ler sobre Importância e Características do Solo https://youtu.be/tfKl0sWtpFs?feature=shared, os alunos ficaram bem entusiasmados com o video pois observaram várias questões que tinham falado na roda de conversa e também em seu material de apoio didático.

Após o video as crianças foram para o pátio da escola para ver na prática os tipos de solo e ainda fazer uma experiência de desmoronamento e quais possíveis prevenções. Para fazer a experiência foram feitas 2 montanhas de terra, 1 foi coberta com um plástico (simulando lona) e a outra somente a terra, então foi usado um regador para simular a chuva. As crianças molharam as montanhas e a que estava sem “lona” houve o desmoronamento, já a que estava protegida a terra não desmoronou. Ao retornar para sala de aula foi também conversado sobre outras formas preventivas do desmoronamento como cortar os morros em desníveis tentando conter deslizamento da encosta, construção de muros de arrimo entre outras possibilidades para tentar previnir erosões.

A utilização de recursos visuais, a roda de conversa e atividades práticas na aplicação do conteúdo foi bem importante para o melhor desempenho e aprendizagem dos educandos.














Aprendendo sobre a Independência do Brasil

Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Em tempo oportuno de comemoração pelo nosso Brasil assistimos a vide...