Professora Fernanda Correia, 5°ano. Escola Rural Municipal de Avencal.
Tendo vista o conteúdo de frações como complexo para os alunos, vemos a necessidade da parte pedagógica abordar com vivencias práticas, trabalhando no concreto e de forma a valer-se também da ludicidade e situações problemas a partir de uma realidade próxima.
Anteriormente já tínhamos iniciado sobre frações produzindo uma receita de bolo em sala. Neste dia os alunos gostaram muito da aula.
Neste segundo momento os procedimentos foram parecidos: vivenciar e registrar. Foi necessário aprofundar e ampliar as aprendizagens, então a proposta para a turma do 5°ano foi de dividir 3 barras de chocolate de forma igual entre todos os alunos; ao mesmo tempo fomos realizando registro no caderno. Com esta vivencia os alunos puderam perceber melhor os conceitos e representações que envolviam números mistos e fração imprópria. Após a deliciosa prática de dividir o chocolate e degustar, ficou mais fácil compreender as demandas de realizar exercícios e também consolidar a aprendizagem das especificidades sobre o conteúdo trabalhado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Infância, resgatando brincadeiras tradicionais
Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Neste outubro-mês das crianças foi proposto aos alunos do 5°ano um t...
-
AUTORAS Diretora Jéssica Dalazoana Malanhuk Professora Viviane Mocelim Jukoski, 5º ano Quem sabe o papel de mãe é um dos mais importantes da...
-
Professora Fernanda Correia, 5° ano. Escola Rural Municipal de Avencal. Durante as aulas de História e Português os alunos do 5° ano da Esco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário