quarta-feira, 31 de agosto de 2022

PROJETO MINHA ESCOLA É SUSTENTÁVEL

 


AUTORA PROFESSORA: Viviane Mocelim Jukoski Oliveira

Escola Rural Municipal de Avencal – 5º ano A

Os alunos do 5º ano A, da Escola Rural Municipal de Avencal realizaram neste segundo trimestre atividades relacionadas a preservação ambiental, complementando ao Projeto PEA Campo Limpo que é desenvolvido todos os anos.

          Para dar início, as crianças foram convidadas a assistirem vídeos educativos de logística reversa e também contamos com a live do Projeto Vamos Ler – Geração Digital, sobre os resíduos sólidos.

          Após explanados os assuntos sobre o tema, foi apresentado o Projeto “Minha Escola é Sustentável”, qual já foi colocado em prática no ano anterior e rendeu ótimos resultados. Esse projeto visa o recolhimento de papeis, papelão (caixas diversas), revistas, jornais, etc. Ao final, é feita a troca desses resíduos por materiais escolares como bobina e cartolinas, com a nossa parceira Santa Clara Indústria de Papeis e Embalagens do município de Ivaí.

          A campanha de arrecadação é feita pelos próprios alunos (4º e 5º anos), quais solicitam aos demais alunos e integrantes da comunidade, deixando explícita a importância dos cuidados com as futuras gerações e também é claro, os benefícios que esse projeto trás para a instituição.

          Todo esse trabalho está permitindo que as crianças coloquem na prática a economia circular contribuindo com a diminuição da extração da matéria-prima.

          Possibilitou ainda que os alunos realizassem a produção de um texto narrativo, contando a vida de um produto, desde a sua retirada da natureza, até seu descarte e retorno para a reciclagem.

          Foi possível observar que os discentes aprimoraram seus conhecimentos e argumentos sobre o assunto e estão muito felizes por estarem ajudando na sustentabilidade ambiental, sendo protagonistas nesse processo.


Alunos do 5º ano assistindo a live do Vamos Ler - Geração Digital - Resíduos Sólidos



Alunos (4º e 5º anos) realizando o pedido para arrecadação dos papeis




Iniciando as arrecadações 😁





Produção textual dos alunos do 5º ano sobre o ciclo de vida de um produto!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...