terça-feira, 19 de março de 2024

TODOS CONTRA A DENGUE

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal.


O objetivo dessa aula era conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre o que é a dengue, como é transmitida e como podemos preveni-la.

A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se eles já tinham ouvido falar sobre a dengue e o que sabiam sobre essa doença. Após a interação com os discentes foi explicado que a dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito chamado Aedes aegypti, esse mosquito não é difícil de identificar pois possui listras brancas e pretas em seu corpo e pernas sendo que são as fêmeas que se alimentam de sangue pois precisam dele para a reprodução de seus ovos.

Os alunos entenderam que o vírus é transmitido através do mosquito Aedes aegypti que pica as pessoas infectadas e, em seguida, pode picar outras pessoas, transmitindo o vírus. Também foi enfatizado os modos de prevenção que é usar repelente, cobrir qualquer reservatório de água como caixas d’água e tonéis mantendo - os sempre higienizados, evitar água parada em recipientes, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, colocar os lixos em sacos plástico e manter fechado entre outras ações. Os discentes também aprenderam sobre os sintomas dessa doença sabendo que pode causar febre, dores de cabeça, cansaço, dores no corpo, náuseas e vômitos.

Para fixar a aprendizagem a docente passou a vídeoaula do VAMOS LER - “Importância do combate à dengue” https://www.youtube.com/watch?v=a2DRHML2qlY após o vídeo foi confeccionado pelos alunos um livrinho com panfletos explicativos sobre a doença seus sintomas e métodos de prevenção. Os discentes foram separados em equipes e foram em cada turma da escola para explicar o que é à dengue, os sintomas e modos de prevenção da doença após as explicações os alunos distribuíram para os colegas o material produzido.

Os alunos ficaram empolgadas com o tema pois levando todas as informações que aprenderam para amigos, parentes e a comunidade em geral perceberam que são peças importantes no combate contra a dengue.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Solar

Professora Ayna Taques, 4° ano. Escola Rural Municipal de Avencal A docente iniciou a aula perguntando aos alunos se já tinham ouvido falar ...